O brincar na educação infantil

O brincar na educação infantil

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Brincar é uma forma de comunicação e possibilita o processo de aprendizagem da criança. Brincar não significa apenas recreação: é um caminho para o processo em que a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação e ainda proporciona desenvolvimento em áreas como motricidade, criatividade, afetividade e socialização.

Brincar possibilita à criança viajar no mundo da fantasia, repleto de aventuras e diversas emoções; estimula a criatividade quando o casaco se torna um lindo vestido de princesa, a camiseta de super herói o transforma em um herói de verdade. Brincar faz com que a imaginação flua de tal forma que as panelas se transformam em uma bateria, o controle vira um microfone do(a) maior cantor(a) do mundo e até mesmo o porta-retrato da casa se torna uma rampa radical para o carrinho. Brincar é importante para a imaginação voar. De forma lúdica, a criança vai aprendendo a lidar com seus conflitos, e encontra saídas para resolvê-los.

Além dos aspectos cognitivos e motores, brincar possibilita a troca de afeto e o estreitamento do vínculo entre crianças e adultos. Separar uns minutinhos do dia para se dedicar a brincar com o(a) filho(a) faz toda a diferença, pois cria memórias afetivas para toda a vida! Poder deixar a criança escolher se ela quer brincar de casinha, carrinho, bonecas, corrida, comidinha, cabana e entrar no mundo dela tornará esses momentos ainda mais especiais e recheados de emoções. Que tal, papai e mamãe, experimentar entrar neste universo?

Texto: Professora Amanda Freitas

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