08 de janeiro de 2022
Por que acontecem as mordidas?
Qual pai ou mãe nunca se preocupou com a fase das mordidas? Geralmente, crianças entre 1 a 2 anos tendem a morder – e ou receber mordidas de outros colegas.
Mas por quê?
Lembre-se que a criança é um ser em pleno desenvolvimento. Nesta faixa etária sua fala ainda não está bem desenvolvida; portanto é por meio não verbal que ela irá se expressar.
As crianças podem entender que morder é beijar, quando, por exemplo, os cuidadores brincam de mordê-la; outras vezes pode ser uma forma de “se defender” ou “atacar” ao ver que algum colega quer o seu brinquedo – ou mesmo ela quer o de seu colega. Afinal, como demonstrar seu descontentamento se ela ainda não consegue expressar em palavras o que quer e o que sente; há também aquelas crianças que mordem na expectativa de observar a reação do colega e do adulto – nestes casos, é comum que aquele que morde escolha sempre o mesmo alvo.
O que cabe aos adultos?
Primeiro: muita calma! Ter o seu filho mordido dá raiva e tristeza, sabemos disso; mas esta fase irá passar... Ter o filho que morde costuma gerar constrangimento nos pais. Por isso, não se culpem! Vamos buscar soluções!
Segundo: converse com seu filho! Explique que morder machuca os amigos; que os amigos ficam tristes. Diga que seu filho também não gostaria de ficar dodói.
Terceiro: não torne as mordidas o centro das atenções. Converse com calma e carinho. Não retome o tempo todo o assunto.
Quarto: estimule seu filho a chamar a professora quando quiser algo, ou que ele mostre/fale ao colega.
Quinto: se seu filho já está começando a falar e, caso venha a ser mordido, lhe ensine a dizer ao colega que ele não gosta disso; que não pode!
Sexto: tenham certeza de que nós, enquanto escola, estamos e estaremos fazendo de tudo para estimulá-los nestes aspectos e evitarmos mordidas. Infelizmente, nem sempre conseguimos a tempo.
Se quiserem conversar ou tiverem mais dúvidas, ficamos à disposição! ?
Comentários