Dicas para desfralde

Dicas para desfralde

Compartilhar

Será que seu/sua filho(a) está pronto(a) para o desfralde, este passo tão importante de independência em sua vida?


Primeiramente precisamos ter ciência de que cada criança é única, isto é, cada uma tem o seu próprio tempo de desenvolvimento e maturação. Portanto, não compare o (a) seu/sua filho(a) com o colega, com o filho do vizinho ou com quem mais quer que seja.


Segundo: fiquem atentos aos sinais que seu/sua filho(a) pode estar dando, tais como: a criança não quer mais usar fralda; ela avisa quando quer fazer, está fazendo ou fez xixi e ou cocô; a fralda tem ficado mais seca do que o de costume.


Terceiro: tenha paciência! Pode ser que haja alguns escapes. Não se desespere e nem xingue seu/sua filho(a)! Ele(a) está aprendendo! Converse, explique, mostre.


Quarto: apresentar o penico, ler alguma estória infantil que fale sobre o assunto, levar o(a) filho(a) ao banheiro para acompanhar os pais, comprar cuecas/calcinhas e mostrar para a criança podem auxiliar neste processo.


Quinto: se você tentar desfraldar, mas percebe que seu/sua filho(a) ainda não está compreendendo bem a nova situação, volte um passo. Talvez ele(a) ainda não esteja preparado(a) para isso ainda.


Sexto: fique atento! Pode ser que o momento do desfralde não demore a chegar – e pode ser que aconteça no inverno. Se isso ocorrer, tudo bem! Quanto mais madura a criança estiver para desfraldar, menos prováveis os escapes.


Sétimo: o cocô costuma ser mais difícil de desfraldar do que o xixi. Dê tempo para o(a) seu/sua filho(a) amadurecer.


Oitavo: Tirar a fralda da soneca ou do sono da noite pode levar um pouco mais de tempo.


Nono: Ao desfraldar, cuide para não trazer novas mudanças para o(a) seu/sua filho(a) ao mesmo tempo. Isto é, enquanto a criança não estiver desfraldada, não tire o bico, o mamá, a naninha...


Décimo: A escola estará sempre disponível para auxiliar a família na sequência do processo. Contem conosco!

Comentários